Mantega diz que queda na produção industral já era esperada

Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a queda na produção industrial de 14,7% no primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período de 2009, divulgada hoje pelo IBGE, é forte e parecida com o resultado do último trimestre do ano passado. Segundo ele, o resultado já era esperado, mas não capta a recuperação que vem ocorrendo desde março. - A gente já esperava isso, mas isso não capta o que já vem acontecendo desde março. A partir de março a economia está se recuperando -disse.

O ministro afirmou ainda que a economia do país voltou a crescer e a acelerar. De acordo com ele, os dados refletem uma situação anterior ao do atual momento da economia. - Então, nós estamos olhando para o passado, mas no presente a situação está melhorando nitidamente - garantiu.

Segundo os números do IBGE, em relação ao trimestre imediatamente anterior, a taxa ficou em -7,9%. Nos dois últimos trimestres, a perda acumulada pelo setor é de 16,7%, a mais elevada desde o segundo trimestre de 1990 (-19,8%). Nos últimos 12 meses, a variação acumulada é de -1,9%.