Maior lavoura indoor de arroz é atração em evento

SÃO PAULO, 5 de maio de 2009 - A partir de amanhã (6) e até o próximo sábado (9), os participantes da Expoarroz 2009, poderão conhecer a maior lavoura indoor do Brasil, com cerca de mil metros quadrados. A lavoura está sendo implantada pela equipe de profissionais da Embrapa Clima Temperado, no Centro de Eventos, em Pelotas, há mais de dois meses.

O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Ariano Magalhães Júnior, responsável pela implantação e manutenção dessa lavoura, explica que para o preparo da lavoura indoor foram utilizadas 90 toneladas de solo, colocados sobre uma lona plástica. ´Posteriormente, a cultivar BRS Querência, desenvolvida pela Unidade, foi semeada manualmente em linhas, na proporção de 100 quilos de sementes por hectare. A lavoura já recebeu adubação, uréia e aplicação de defensivos agrícolas. Agora, estamos na fase de entrada de água na lavoura´, explica.

Ariano conta ainda que para simular a luminosidade do ambiente natural foi utilizada iluminação artificial. ´A lavoura indoor será um dos grandes atrativos do evento e permitirá que os visitantes acompanhem de perto as demonstrações de todo o movimento de maquinário, desde a implantação até a colheita´, acrescenta. Para aproximar ao máximo a lavoura indoor da realidade de uma lavoura de verdade, o pesquisador informa que foram utilizadas curvas de nível que simulam o desenho de uma propriedade e as ondulações do terreno.

Junto à lavoura indoor os visitantes poderão observar uma aeronave utilizada para pulverizar as plantações e duas colheitadeiras. Ao longo do evento serão realizados três Dias de Campo na lavoura, sempre às 16h (com exceção do último dia, em que não acontece a atividade), sendo que as inscrições para participar dessas atividades poderão ser feitas no estande da Cooplantio. Além disso, durante todas as noites do evento, das 21h às 22h, a lavoura estará aberta para visitas, em que os interessados poderão obter informações detalhadas sobre o cultivo de arroz. ´Vamos realizar inéditas Noites de Campo´, acrescenta Ariano.

(Redação - InvestNews)