Dalkia assina contrato com universidade de Pernambuco

SÃO PAULO, 5 de maio de 2009 - Presente no Brasil há 11 anos, a Dalkia Brasil, divisão de energia do grupo francês Veolia Environnement e da Electricité de France - EDF, quer ampliar a presença no Nordeste. O objetivo é levar toda a expertise em eficiência energética e operação de infraestrutura para indústrias, instituições de saúde, empreendimentos corporativos, shoppings e instituições de ensino instaladas na região.

O primeiro grande contrato acaba de ser firmado com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Com prazo de cinco anos, a empresa francesa acaba de assumir toda a operação de infraestrutura e eficiência energética da instituição. Ao todo, são 23 prédios e 70.000 m2.

"Além de ser um dos principais complexos educacionais da região do Recife, a parceria com a Unicap tem uma grande representatividade para a Dalkia. O contrato amplia a nossa atuação no segmento de educação e reforça o nosso interesse e comprometimento com o Nordeste. Queremos levar toda a nossa expertise para as empresas instaladas nesta região", afirma Hervé Péneau, novo diretor geral da Dalkia no País.

De acordo com comunicado, entre os principais objetivos dos serviços da Dalkia estão a otimização do consumo de energia e do uso das instalações, além da garantia do conforto e sensação de bem-estar de funcionários e estudantes.

"Ao contar com os serviços da Dalkia, a empresa tem um único interlocutor, que assume a operação de todos os serviços relacionados à infraestrutura e energia. Para atender sempre aos objetivos dos clientes, a Dalkia trabalha com a definição dos chamados Acordos de Nível de Serviço (SLA, em inglês) para cada uma das atividades desempenhadas. Além disso, os contratos contam com previsibilidade orçamentária, o que facilita a gestão financeira da instituição", completa a nota.

O contrato com a Unicap começou a vigorar neste mês de março e inclui os chamados multisserviços, serviços multitécnicos e geração de energia nos horários de maior consumo. Assim, além de operar os sistemas de ar condicionados, elétrico, geradores, hidráulico, fazer a manutenção predial, conservação e o monitoramento da qualidade do ar e da água, a Dalkia garantirá a geração de energia nos períodos de maior consumo da Universidade. "Com a geração de energia nos horários de ponta, a universidade garante a disponibilidade de energia a um custo menor do que o praticado pelo mercado", afirma Alexandre Ribeiro, business developer da Dalkia.

Como forma de contribuir com a disseminação da importância das práticas de eficiência energética, a Dalkia também realizará, periodicamente, palestras e apresentações sobre o assunto para os estudantes de engenharia da Universidade.

(Redação - InvestNews)