Multimercado da Oren Investimentos cresce na crise

SÃO PAULO, 4 de maio de 2009 - Lançado um mês antes do estouro da crise econômica, o fundo multimercado Oren Dinâmico FIC FIM, da carioca Oren Investimentos, alcançou retorno superior ao CDI em todos os sete meses desde a sua criação, e salto no patrimônio inicial de R$ 6 para R$ 21 milhões, segundo nota da empresa. O fundo é baseado no modelo norte-americano, que explora o trading em ambientes de volatilidade e realiza alocações estratégicas com atuação ativa no mercado de opções.

Segundo Adriano Fontes, sócio da Oren Investimentos, a grande maioria dos fundos da indústria de multimercados se enquadra na categoria de Macro Hedge Funds. ´Optamos por abrir um fundo multiestratégia levando em consideração sua importância no mercado norteamericano e porque acreditamos na eficiência desse modelo´, explica.

Fontes explica que ao explorar o trading em ambientes de volatilidade, realizando alocações estratégicas e atuando ativamente no mercado de opções, a relação risco X retorno vem se apresentando bastante favorável. ´Além disso, a política de limitar perdas e prolongar ganhos tem um papel fundamental no alto índice de sharpe apresentado pelo fundo desde a sua criação´, finaliza.

De acordo com comunicado, o modelo de gestão da Oren Investimentos é dinâmico e visa a explorar o mercado através de quatro estratégias: Direcional, que busca retornos antecipando às tendências de longo prazo; Trading, que explora a volatilidade de curto prazo; Opções, com operações de arbitragem; e Oportunistas, que extrai ganhos em evento com impacto relevante nos preços.

Em março, a Oren Investimentos lançou também o seu segundo fundo de investimentos, o Oren Dinâmico FIC FIA. Com processo de investimentos similar ao do Oren Dinâmico Fic Fim, primeiro fundo lançado em 2008, o novo fundo visa a superar o Ibovespa no longo prazo, combinando a estratégia direcional, através da seleção de ações (stock picking) efetuada pela sua área de Equity Research, com atuações táticas (trading) e operações no mercado de opções de ações. A política de stop-loss por alocação também é seguida por esse Fundo.

(Redação - InvestNews)