Europa: bolsas sobem com foco voltado para setor bancário

REUTERS

LONDRES - As bolsas de valores da Europa operavam em alta nesta segunda-feira, com o foco voltado para as ações do setor financeiro e motivados por estatísticas econômicas do continente e da Ásia. A sessão era marcada por um baixo volume de negócios diante de feriado no mercado britânico.

Investidores aguardam para mais tarde divulgação de importantes dados de moradia dos Estados Unidos. Às 8h33 (horário de Brasília), o índice Eurofirst 300, referência das principais ações européias, subia 0,56%, para 834 pontos.

O indicador avançou 2,4% na semana passada e registrou o maior ganho mensal em abril, saltando 13%. Os bancos estavam entre os que mais sustentavam a alta do índice. BNP Paribas, UniCredit, Credit Suisse e Deutsche Bank subiam entre 0,6% e 2,9%.

Investidores mantinham-se focados no segmento bancário à espera de quinta-feira, quando o governo americano divulga os resultados dos testes de estresse dos 19 maiores bancos do país, o que o potencialmente dará novas evidências do quanto a crise abateu o setor financeiro.

Os resultados dos testes de estresse devem mostrar que os bancos podem ter que levantar mais US$ 150 bilhões ou mais em capital.

- Com relação à história dos bancos, os mercados já estão dessensibilizados e as expectativas são muito baixas- disse Joerg Rahn, diretor de investimentos da Marcard, Stein & Co.

- Investidores estão acostumados com tais números. Os mercados nao devem ser afetados pelos resultados dos testes de estresse- acrescentou a corretora alemã Close Brothers Seydler.