Otimismo do mercado contagia cotação do barril

SÃO PAULO, 30 de abril de 2009 - Os preços do petróleo encerraram a quinta-feira em alta no mercado internacional, devido à especulação de que a economia global e a demanda por combustível vão se recuperar neste ano.

O preço do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em junho, encerrou com alta de 0,4%, cotado a US$ 51,17 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX, sigla em inglês).

Já o barril do tipo Brent, com vencimento em junho, encerrou com valorização 0,09%, negociado a US$ 50,83 no ICE Exchange de Londres.

As cotações da commodity avançaram em virtude do fortalecimento das praça acionárias mundiais, que repercutem os balanços corporativos melhores do que o esperado e as especulações que dizem que o pior da recessão global já passou.

Entre os fatores que contribuíram com a tendência positiva está a produção industrial do Japão, que cresceu 1,6% em março na comparação com o mês anterior, mostrando a primeira alta em seis meses. Por sua vez, a confiança do consumidor no Reino Unido atingiu o nível mais alto em um ano.

(Redação - InvestNews)