FGV: índice de Confiança da Indústria aumentou 8,7% em março

JB Online

RIO - O setor industrial demonstrou, pelo quarto mês consecutivo, que está mais otimista em relação ao crescimento da economia brasileira. De acordo com pesquisa Sondagem da Indústria de Transformação, feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria aumentou de 77,8, em março, para 84,6 pontos, em abril, uma elevação de 8,7%. Apesar do aumento, o índice se encontra abaixo da média histórica, 99,2 pontos, refletindo o baixo crescimento da atividade econômica, segundo a FGV.

Essa pontuação, conforme a metodologia da pesquisa, reflete as expectativas de 1.061 representantes de empresas, que têm faturamento em torno de R$ 543, 3 bilhões, com participação de 23,3% nas exportações. A pesquisa indica ainda variações favoráveis em outros indicadores. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 8,3%, ao passar de 79,5 para 86,1 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) subiu 9,2%, de 76,1 para 83,1 pontos. Os dois indicadores atingiram os maiores níveis desde outubro de 2008.

A proporção de empresas com expectativa otimista sobre o aumento de vendas cresceu de 27,7% para 31,9%, enquanto a parcela com percepção de que haverá queda subiu de 19,9% para 21,1%.

Em comunicado, a FGV comentou que essa foi a quarta elevação consecutiva do índice. Na prática, na avaliação da fundação, esse resultado consolida uma tendência de recuperação gradual da confiança, após recuo acentuado durante o quarto trimestre de 2008. Entretanto, a fundação faz uma ressalva: apesar da evolução favorável, o índice encontra-se abaixo da média histórica, o que reflete ainda um ritmo ainda fraco de atividade econômica.

O ICI é um indicador que utiliza para cálculo uma escala que vai de 0 a 200 pontos, sendo que o resultado do índice é de queda ou de elevação, se a pontuação total das respostas fica abaixo ou acima de 100 pontos, respectivamente.

De acordo com série histórica fornecida pela fundação, em seu comunicado, o patamar de Nuci referente ao mês de abril é o maior desde dezembro do ano passado, quando esse indicador apontava resultado de 79,9%.

Ainda segundo a fundação, na série de dados sem ajuste sazonal, o nível de uso de capacidade em abril foi de 77,6%, também o mais intenso desde dezembro do ano passado (quando o Nuci alcançou patamar de 80,6%).

FGTS por celular

O governo está disponibilizando informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em uma página na internet. Com o serviço, é possível ao trabalhador obter seu extrato e saldo e se cadastrar para receber pelo celular as atualizações de créditos ou débitos da sua conta.

O site www.fgts.com.br oferece também serviços para os empregadores, uma série de informações sobre o FGTS, como o que é fundo, sua legislação, suas aplicações, números de depósitos e liberações.

Não tem uma ação do FGTS que não esteja gerando empregos diretos e indiretos disse o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao inaugurar o site em cerimônia no Ministério do Trabalho no Rio, ao lado da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Coelho.

A presidente da Caixa observou que o FGTS é um fundo tão importante que estamos realizando a vontade do povo ao entregar esse instrumento de fiscalização e controle . De acordo com Lupi, o governo não teme a liberação de informação sobre o fundo que fica disponível para qualquer cidadão.