O fato é resultado da tentativa da administração Obama em convencer, na tarde da quarta-feira, vários hedge funds e outros credores, em aceitar um acordo para reduzir a dívida da Chrysler. O Tesouro teria elevado a oferta para que os credores perdoassem US$ 6,9 bilhões de dívida em US$ 250 milhões, para US$ 2,25 bilhões em dinheiro.
O banco JP Morgan, que lidera o grupo de credores, deu 90 minutos ontem para que 45 bancos e hedge funds credores votassem a proposta. Um grande número de fundos negaram e rejeitaram a oferta, construindo assim o caminho para uma viagem inevitável ao tribunal de falências, disseram fontes ao jornal.
O processo de falência, caso os cálculos da administração Obama estiverem corretas, deve abrir caminho para uma aquisição da companhia por parte da montadora italiana Fiat. Analistas avaliam que o pedido de falência ajuda no processo de aquisição, uma vez que demissões e outras reestruturações são mais fáceis dentro do tribunal de falências.
(Redação com agências internacionais - InvestNews)