Bancos terão de implementar gerenciamento de risco

SÃO PAULO, 30 de abril de 2009 - O Conselho Monetário Nacional aprovou hoje resolução que obriga as instituições financeiras a implementarem estruturas e criarem critérios para o gerenciamento de risco de crédito. Segundo o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Amaro Gomes, a maioria dos bancos já tem unidades e sistemas de risco de crédito. A decisão de hoje obriga que todas observem critérios mínimos para a implementação de uma estrutura de gerenciamento do risco de crédito. 'É o elemento mais importante do processo de intermediação financeira', disse

Segundo a norma do Banco Central, risco de crédito é a possibilidade de perdas associadas à inadimplência e à deterioração da qualidade do tomador. Isso obriga que 'a estrutura de gerenciamento de risco de crédito seja identificada, controlada e mitigada os riscos associados à instituição e ao conglomerado financeiro ao qual está ligada'.

A diretoria das instituições financeiras também passam, segundo o normativo, a ter mais responsabilidade e envolvimento no gerenciamento do risco de crédito. O Banco Central espera desestimular políticas remuneratórias que incentivem a assunção de risco excessivo. As novas medidas devem ser adotadas ate outubro de 2010.

As informações são da Agência Brasil.

(Redação - InvestNews)