Recuo do PIB reflete menor investimento e exportação

SÃO PAULO, 29 de abril de 2009 - A economia norte-americana recuou 6,1% na primeira leitura do Produto Interno Bruto (PIB) referente ao primeiro trimestre deste ano. O resultado manteve o mesmo nível de queda observado no 4º trimestre do ano passado (-6,3%), sendo o terceiro trimestre consecutivo de queda.

"O recuo do PIB refletiu a forte queda dos investimentos (-51,8% ante -23,0% no trimestre anterior, destaque para infra-estrutura, equipamentos de informática e residências), além da ampliação da queda das exportações (-30,0% ante -23,6%) e importações (-34,1% contra -17,5% no trimestre anterior)", segundo relatório da Arkhe DTVM.

Os gastos do governo também foram afetados, mostrando recuo de 3,9%, principalmente com defesa. O único componente positivo foi o aumento acima do esperado (0,9%) do consumo pessoal, passando de uma queda de 4,3% para alta de 2,2%, reflexo da recuperação dos bens duráveis e não duráveis, fato em parte esperado devido ao aumento das vendas do setor varejista.

"A expectativa é de que o setor produtivo tenha ajustado estoques e produção, podendo mostrar recuperação nos trimestres seguintes, contribuindo para uma melhora do PIB", segundo o documento.

(Redação - InvestNews)