O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no entanto, em entrevista coletiva, que está concedendo no momento, disse que seriam enviadas apenas 20 doses do tratamento, sem especificar o nome do medicamento. São Paulo e Rio de Janeiro, porém, já teriam recebido 200 doses cada.
O primeiro lote distribuído servirá para que, se necessário, os governos estaduais administrem o tratamento dos casos suspeitos. Terra afirmou que, hoje, o Ministério da Saúde tem sete mil doses do medicamento em estoque.
Durante reunião do Conass realizada hoje, em Brasília, Terra defendeu que, após entregar uma quantidade mínima inicial, o Ministério da Saúde só distribua o remédio de acordo com as reais necessidades de cada estado. A idéia é, assim, evitar que os estados estoquem o produto que, no Rio de Janeiro, é vendido por até R$ 156 a caixa.
Terra não descartou a hipótese da doença chegar ao Brasil, mas defendeu que o país está preparado para lidar com o problema. De acordo com ele, todos os médicos da rede pública e privada de saúde estão em alerta para notificar os casos suspeitos. Nesse caso, o paciente será internado em um dos 52 hospitais de referência espalhados por todo o país, onde permanecerá isolado até o diagnóstico final.
"O risco [da doença] aparecer aqui é alto, mas é bom lembrar que [o perigo] também era assim na gripe aviária e não tivemos nenhum caso no país", afirmou Terra, qualificando o sistema de vigilância epidemiológica brasileiro como ´bom´. "Hoje, todos os estados estão em alerta. Qualquer caso suspeito será imediatamente notificado e, se for necessário, encaminhado para o isolamento. Todos os estados estão montando um sistema de referência para o isolamento", garantiu Terra.
As informações são da Agência Brasil.
(Redação - InvestNews)