FED mantém juros e destaca melhora na economia dos EUA

Agência AFP

NOVA YORK - O Federal Reserve (FED, banco central americano) manteve nesta quarta-feira inalterada sua política monetária e informou que o panorama econômico dos Estados Unidos registrou uma "modesta" melhora nas últimas seis semanas. Pela decisão, a taxa de juros no país continua entre zero e 0,25%, mesmo nível desde dezembro de 2008.

Ao fim de uma reunião de dois dias, o Comitê de Mercado Aberto do FED ressaltou que é provável que a economia ainda se mantenha fraca por alguns meses.

O FED justificou em comunicado sua decisão pelo fato de que a economia "continuou se retraindo desde março, apesar de o ritmo da contração ter diminuindo um pouco".

Apesar de as perspectivas econômicas dos Estados Unidos terem "melhorado um pouco" desde a última reunião do FED, em março, a atividade econômica ainda deve permanecer "fraca" por "algum tempo", destacou o Banco Central americano em um comunicado publicado depois da reunião.

Nestas condições, o FED prometeu "utilizar todos os meios disponíveis para promover a recuperação econômica e a estabilidade dos preços". O FED também reiterou seu compromisso em intervir nos mercados do crédito para melhorar seu funcionamento e baixar as taxas.