ASSINE
search button

Previsão de crescimento para Ásia é rebaixada

Compartilhar
SÃO PAULO, 31 de março de 2009 - As economias da Ásia registrarão este ano o menor crescimento desde a crise de 1998 e sua recuperação dependerá da medidas de estímulo que seus Governos adotem, previu hoje o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD).

Em seu relatório, a entidade multilateral com sede em Manila, nas Filipinas, afirma que a economia da Ásia, se excluindo o Japão, crescerá em 2009 uma média de 3,4%, previsão muito mais pessimista em comparação com a anunciada em setembro passado, de 7,2%.

"Há grandes riscos associados a este panorama global", disse o presidente do BAD, Haruhiko Kuroda, durante a apresentação do relatório.

Kuroda destacou que a efetividade das respostas globais contra a crise continua sendo incerta. "As chamadas em voz alta a favor de políticas protecionistas se tornaram preocupantes", afirmou.

Segundo o relatório, as economias da Ásia podem dar sinais de recuperação a partir do próximo ano e chegar a um crescimento médio de 6%. Os dados recolhidos no relatório refletem que a economia da China, considerada o maior motor do crescimento econômico da região, crescerá 7% em 2009, abaixo dos 9% do ano passado.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)