"Estamos orgulhosos de podermos apresentar estes resultados em um ano caracterizado por um ambiente muito desafiador. O modelo de negócios do Saxo Bank provou sua viabilidade e temos certeza de que o Banco irá continuar a crescer nos próximos anos", disseram os co-presidentes e co-fundadores Kim Fournais e Lars Seier Christensen, em uma declaração conjunta.
O ano de 2008 foi de mudanças significativas para o Saxo Bank. De acordo com comunicado, depois de alguns anos com altas taxas de crescimento e uma organização de crescimento rápido, a diretoria decidiu dar início à consolidação e à otimização do Banco visando colocá-lo em uma melhor posição, capaz de continuar a crescer nos próximos anos provavelmente desafiadores.
"Queríamos direcionar o Banco para uma nova fase, baseada em uma estrutura mais flexível, mantendo o crescimento, mas assegurando, ao mesmo tempo, a lucratividade e a eficiência. Tivemos que tomar algumas decisões bastante difíceis durante este caminho, mas achamos que o tempo provou que esta decisão foi correta", disseram Kim Fournais e Lars Seier Christensen.
Em relação à reestruturação, o Saxo Bank agregou alguns custos não recorrentes, relacionados aos pagamentos de dispensas por redundância. Além disso, cerca de ? 13,4 milhões foram gastos para cobrir os custos de instalações desocupadas e outros custos associados à reestruturação.
Ajustando-se a isto, o lucro antes dos impostos cresceu em 56% em relação a 2007, o que ficou em linha com o crescimento de 61% da receita. Para dar apoio ao crescimento contínuo da receita e dos lucros, o Saxo Bank deu início a uma série de iniciativas em 2008, visando fortalecer e otimizar toda a cadeia de valor, a oferta de produtos e a presença geográfica do Banco.
Depois do lançamento do Saxo Bank Switzerland, o Saxo Bank adquiriu a parceira de Marca Branca (White Label) francesa, a Cambiste, a qual foi lançada, em setembro de 2008, como Saxo Banque France. Escritórios de representação foram também inaugurados na Austrália e no Japão, e neste mês, o Saxo Bank estabeleceu sua presença em Milão. Outros novos escritórios poderão ser adicionados à lista no futuro.
(Redação - InvestNews)