ASSINE
search button

Ford afirma estar em situação diferente da Chrysler e da GM

Compartilhar

Agência AFP

WASHINGTON - A montadora Ford, que ao contrário da Chrysler e da General Motors não recebeu ajuda federal, está em uma situação diferente das concorrentes, afirmou o diretor geral da empresa, Alan Mulally, em uma entrevista ao jornal Detroit Free Press.

- A Ford tem liquidez suficiente para continuar pagando aos terceirizados. Podemos seguir investindo para o futuro- declarou.

- Quanto ao ambiente econômico, enfrentamos a mesma situação - reconheceu.

- Não temos previsto solicitar um empréstimo ao governo, porque não precisamos. O grau de liberdade que temos para dirigir nossa empresa é muito mais amplo que se nos submetêssemos a restrições, porque o dinheiro vem acompanhado de muitas pressões- declarou na mesma entrevista Bill Ford, presidente do conselho de administração.

O governo dos Estados Unidos intimou GM e Chrysler a apresentar novos planos "viáveis" de reestruturação, caso desejem uma ajuda adicional do Estado. As duas gigantes já receberam US$ 17,4 bilhões em empréstimos desde dezembro.

A Ford, considerada a montadora em melhor situação entre as três gigantes de Detroit, não pediu ajuda pública, mas registrou em 2008 um prejuízo de US$ 14,6 bilhões, o pior da história da empresa.