Jornal do Brasil
DA REDAÇÃO - Em meio à maior onda mundial de demissões das últimas décadas, os governos do Brasil e dos Estados Unidos anunciaram novas medidas para conter a sangria de empregos na indústria. No Brasil, o Ministério da Fazenda divulgou um pacote que deverá resultar na renúncia de R$ 1,6 bilhão. Além de prorrogar por mais três meses a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos conforme antecipado pelo Jornal do Brasil no último sábado , o pacote estende o benefício para uma série de materiais de construção.
Para compensar a perda de arrecadação, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a elevação das alíquotas do IPI e do PIS/Cofins sobre os cigarros. Com a medida, que começa a valer em 1º de maio, o preço do produto deverá subir até 25%, segundo o ministro.
Nos EUA, o presidente Barack Obama antecipou que vai tentar liberar o mais rápido possível os recursos do pacote de US$ 787 bilhões, aprovado em 17 de fevereiro deste ano, destinados à compra de carros oficiais. O presidente também divulgou o lançamento de uma campanha de benefício fiscal, pelo IRS (a Receita Federal dos EUA), nas compras de carros entre 16 de fevereiro e o fim deste ano. A medida, de acordo com Obama, pode levar à venda de até 100 mil veículos.
Especialistas avaliam que as medidas devem contribuir, nos dois países, para pelo menos minimizar o impacto da crise sobre o mercado de trabalho. O socorro do governo é considerado o único recurso para uma crise que já ceifou mais de 4 milhões de empregos desde dezembro de 2007, só nos EUA.
Para Mantega, o socorro às montadoras se justifica pelo fato de liderarem uma cadeia produtiva equivalente à 23% do PIB industrial. A desoneração, que entrou em vigor ontem, vale para carros populares (de até 1.000 cilindradas), cujo imposto caiu de 7% para zero.
Queremos ampliar também as vendas de motos disse Mantega, ao acrescentar que a fabricação dos veículos de duas rodas também terá desoneração de Cofins.
O ministro da Indústria, Comércio e Desenvolvimento, Miguel Jorge, fez questão de destacar que a prorrogação do IPI será condicionada à manutenção dos empregos nas montadoras.
A alíquota menor deve estimular as vendas, de modo que o setor consiga manter empregos e a geração de renda disse Jorge.
Mantega anunciou ainda o corte da alíquota do Imposto de Renda para indústrias da Zona Franca de Manaus (AM).
Vamos ampliar a lista de setores que terão redução de impostos. Agora, serão beneficiados os fabricantes de papel e celulose (desde que dentro de programas de reflorestamento), material descartável como caneta, lápis, lapiseira, apontador, escova, isqueiro, brinquedos, ótica e relógios afirmou.