Após um grupo de trabalho do governo norte-americano rejeitar o plano de reestruturação apresentado pelas montadoras General Motors (GM) e Chrysler, ambas companhias terão um determinado prazo para atender às novas exigências de redução de custos.
A GM terá 60 dias para apresentar uma nova proposta de viabilidade mediante uma nova direção. Durante a madrugada, o presidente da montadora, Rick Wagoner, renunciou ao cargo conforme solicitado pelo governo norte-americano. Já a Chrysler terá 30 dias para completar uma aliança com a italiana Fiat SpA ou sofrerá um corte no financiamento governamental que obrigará a empresa a entrar em concordata.
Ainda no setor automotivo, o Conselho de Vigilância da francesa PSA Peugeot Citroën informou no domingo a substituição de Christian Streiff, presidente-executivo da empresa, por Philippe Varin, que assumirá o grupo em 1º de junho.
O índice MSCI Ásia-Pacífico, que reúne as principais bolsas da região com exceção do Japão, caía 0,22% às 08h26 (horário de Brasília), após registrar na última sexta-feira o melhor desempenho semanal desde novembro de 2008.
Entre os principais mercados, o Nikkei 225 de Tóquio despencou 4,53%, para 8.236,08 pontos. As notícias sobre as montadoras nos EUA, somada à desvalorização do dólar frente ao iene e a queda de 9,4% na produção industrial japonesa em fevereiro, em termos anuais, colaboraram para as baixas na sessão.
No mercado de divisas de Tóquio, a moeda norte-americana terminou o dia cotada a 96,56 ienes, contra 97,86 ienes do último pregão. Já o euro fechou negociado a 127,80 ienes, ante 132,63 ienes registrados na sexta-feira.
As ações da Toyota, Honda, Nissan e Mazda desabaram 3,68%, 6,69%, 7,67% e 11,86%, respectivamente. O setor bancário nipônico também foi influenciado pela possibilidade de concordata das montadoras norte-americanas. Os papéis do Mitsubishi UFJ Financial diminuíram 7,02%, enquanto os do Mizuho Financial perderam 8,80%.
Ainda no cenário corporativo do Japão, o diário britânico Financial Times reforçou a notícia - já adiantada pelo InvestNews no dia 20 de fevereiro - de que o Citigroup irá colocar à venda a agência de corretagem japonesa Nikko Cordial Securities, pondo fim a uma de suas iniciativas mais ambiciosas no exterior.
Na Coreia do Sul, o índice Kospi de Seul perdeu 3,23%, para 1.197,46 pontos. Os títulos da Hyundai e Kia Motors caíram mais de 3,8%. Em Hong Kong, o indicador referencial Hang Seng recuou 4,70% para 13.456,33 pontos, com as ações do HSBC perdendo 2,51%. Na China, o Xangai Composto caiu 0,69%, para 2.358,04 pontos. Os mercados na Austrália, Nova Zelândia, Taiwan, Tailândia, Indonésia, Índia, Cingapura, Malásia e Filipinas também fecharam no vermelho.
Em Sydney, o destaque ficou para os papéis das mineradoras OZ Minerals e Rio Tinto. Os rumores no mercado de que a chinesa Minmetals e a australiana BHP Billiton poderão fazer novas ofertas pelas companhias, respectivamente, incentivou a compra de títulos do setor. As ações da Rio Tinto subiram 0,56%. Já a negociação dos papéis da OZ Minerals foi suspensa no pregão.
(Marcel Salim - InvestNews)