O recuo nos preços da commodity é incentivado pela expectativa de que os estoques de petróleo irão aumentar na medida em que há um aprofundamento da recessão nas economias mundiais. A produção industrial no Japão, terceiro maior consumidor de petróleo do mundo, caiu 9,4% em fevereiro, em comparação ao mês anterior, registrando queda pelo quinto mês consecutivo.
Para piorar, França, Reino Unido, Coreia do Sul e Nova Zelândia divulgaram na última sexta-feira os dados revisados do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2008, confirmando a piora no cenârio econômico local.
A economia do Reino Unido contraiu 1,6% no último trimestre de 2008, mais do que o estimado a princípio, informou o Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, sigla em inglês). Na França, o PIB caiu 1,1% no quarto trimestre, segundo dados revisados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, que afirmou que o crescimento anual da economia foi de 0,7%.
Na Coreia do Sul, a economia encolheu 5,1% no último trimestre de 2008, de acordo com dados revisados pelo Banco da Coreia do Sul (BoK, central). Já na Nova Zelândia, o PIB registrou uma contração de 0,9% no quarto trimestre de 2008, o que representa a pior retração na economia desde 1992.
(MS - InvestNews)