Bolsas da Europa recuam pressionadas por mineradoras e bancos

REUTERS

PARIS - As bolsas de valores da Europa operavam em queda nesta quarta-feira, contidas pela alta das ações do setor de energia, mas pressionadas por fraqueza do setor de mineração. A Siemens despencava mais de 6 por cento, pressionada por comentários pessimistas feitos por seu presidente-executivo.

Às 8h12 (horário de Brasília), o índice Eurofirst 300, referência das principais ações europeias, caia 0,82 por cento, para 734 pontos, interrompendo por ora série de quatro sessões consecutivas de valorização.

O indicador acumula perdas de 11 por cento em 2009, mas avançou 15 por cento desde que atingiu a mínima recorde em 9 de março.

Analistas permanecem cautelosos em relação à recente alta acentuada.

- As ações subiram muito nas últimas semanas, então o mercado tem que digerir esses fortes ganhos. Nós poderemos ver alguma consolidação em breve- disse Alexandre Le Drogoff, analista da Aurel BGC.

As ações do setor de energia subiam, apesar da queda nos preços do petróleo após fortes ganhos. A commodity permanece rondando o patamar de 53 dólares o barril, sustentada por comentários feitos por um conselheiro do Banco Central da China, que disse que a economia já atingiu ponto de inflexão. Ele citou a alta de 25 por cento nas vendas de carros e a aceleração dos investimentos no país como sinais de recuperação econômica.

A petrolífera italiana ENI subia 3,15 por cento, enquanto Royal Dutch Shell tinha alta 0,7 por cento e a espanhola Repsol avançava 1,7 por cento.

Na contramão, as ações do setor de mineração recuavam, acompanhando os preços dos metais. BHP Billiton caía 3,6 por cento e a Anglo American despencava 6,8 por cento.

Ações dos setores bancário e de seguros, que vinham conduzindo a recente recuperação dos mercados europeus, eram negociados em queda nesta quarta-feira. Standard Chartered Bank, Royal Bank of Scotland, BNP Paribas, Credit Agricole e UBS caíam entre 3,9 e 4,8 por cento.

Confira o desempenho das principais bolsas européias às 8h12:

BOLSA PONTUAÇÃO VARIAÇÃO %

Londres 3.861 -1,26

Frankfurt 4.156 -0,73

Paris 2.853 -0,74

Madri 7.986 -0,02

Milão 12.794 +0,67

Lisboa 6.203 -0,17