Fed e Tesouro dos EUA querem revisão de regras financeiras

Agência AFP

WA - Os chefes do Tesouro e do Federal Reserve dos Estados Unidos pediram nesta terça-feira ao Congresso do país que revise as normas a fim de tornar mais rígida a regulação de todas as instituições financeiras.

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, enfatizou a "necessidade urgente de novos procedimentos de resolução para firmas financeiras não bancárias sistemicamente importantes", citando como exemplo o resgate estatal sem precedentes do gigante dos seguros AIG, em uma tentativa desesperada para atenuar as perturbações financeiras.

O secretário do Tesouro, Timothy Geithner, por sua vez, disse que o governo de Obama e o Congresso devem trabalhar em conjunto para elaborar uma "reforma regulatória integral e eliminar os vazios na supervisão".

- Todas as instituições e mercados que podem apresentar um risco sistêmico estarão sujeitas a uma rígida supervisão, incluindo as travas adequadas para a tomada de riscos- afirmou Geithner.

As declarações dos dois altos funcionários foram feitas em uma audiência ante uma comissão legislativa do Congresso, convocada após o escândalo dos bônus pagos pela AIG.