Lula garante que Brasil está livre de novo apagão energético

Agência Brasil

RIO - O Brasil está livre de sofrer uma crise de fornecimento de energia como a ocorrida em 2001 e que ficou conhecida como o 'apagão'. A afirmação foi feita hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao visitar uma plataforma de regaseificação da Petrobras no Rio.

- Essa planta de regaseificação e a ligação de linhas de transmissão no Brasil me garantem afirmar que não vamos ter mais apagão - declarou.

A plataforma da Pebrobras funciona em uma ilha artificial de concreto na Baía de Guanabara, onde ficam ancorados dois navios: um traz o gás em estado líquido de outros países e outro processa o produto gasoso.

A produção do terminal, de 14 milhões de metros cúbicos de gás, é suficiente para alimentar todas as usinas térmicas da Região Sudeste, que são ligadas para complementar a oferta de energia quando os reservatórios da hidrelétricas estão com pouca água.

- O gás funciona para nós como um reserva. Enquanto tivermos energia hídrica, vamos utilizá-la. Na medida em que algum lago [reservatório] possa secar, e o Brasil venha a ter problema de falta de energia em algum lugar, aí nos acionamos todas as termoelétricas para cobrir essa ausência - disse Lula.

O presidente ressaltou que os investidores podem ficar tranquilos porque energia vai haver de sobra no país.