CNI: pouco crédito leva empresas maiores a financiar menores

Agência Brasil

AGÊNCIA BRASIL - A falta de crédito está fazendo com que as empresas maiores financiem as menores. A afirmação é do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto.

- As empresas de primeira geração financiam os outros elos da cadeia produtiva, financiam seus clientes - disse Monteiro.

Segundo ele, a falta de disponibilidade de crédito externo e a retração dos pequenos e médios bancos são responsáveis pela necessidade da indústria de se auto-financiar. De acordo com Monteiro, a pequena disponibilidade de financiamento faz com que as grandes empresas absorvam todo o crédito do mercado, deixando as companhias menores sem opção.

- Essa diminuição (de crédito) penalizou fortemente as pequenas e médias empresas - afirmou.

O presidente da CNI acredita que essa dinâmica de financiamento seja um dos fatores que levaram à diminuição da procura por crédito registrado pelo indicador Serasa. Pelo índice, no mês de fevereiro, as micro e pequenas empresas reduziram em 4,4% a demanda por empréstimos junto as instituições financeiras em relação ao mesmo período do ano passado.

Monteiro descartou que a inadimplência está levando as pequenas empresas a perderem o interesse em fazer novas dívidas. Na avaliação do presidente da CNI, a inadimplência é alta, mas "não é nada que seja dramático". No entanto, ressaltou que a crise financeira pode levar a um aumento gradual da inadimplência.