Preços no varejo de SP recuam pelo terceiro mês consecutivo

Portal Terra

SÃO PAULO - Pela terceira vez consecutiva, o Índice de Preços no Varejo (IPV) de Sâo Paulo, calculado pela Fecomercio, encerrou fevereiro com queda de 0,2%, acumulando nos primeiros dois meses do ano deflação de 0,42%.

Em janeiro, o indicador já havia recuado 0,22% ante uma baixa de 0,04% verificada em dezembro. No acumulado de 12 meses, porém, a Fecomercio apontou uma alta de 4,11%. Dos 21 grupos analisados pelo IPV, oito registraram queda nos preços no mês passado.

O segmento de veículos teve sua quinta redução de preços consecutiva, com variação de negativa de 2,21%. Segundo Júlia Ximenes, economista da Fecomercio, uma das razões para este resultado foi a forte retração das vendas a partir de outubro de 2008, que gerou um excedente de oferta. Além disso, a redução de IPI para modelos populares e as promoções do início do ano fizeram com que os preços caíssem ainda mais. A atividade acumula no bimestre queda de 5,6%.

Os preços dos artigos de vestuário, tecidos e calçados baixaram 0,67% em fevereiro. Açougues recuaram 2,7% no mês passado, ante a alta de 0,72% em janeiro.

Já a atividade de materiais de construção passou de uma alta de 0,39% em janeiro para uma queda de 0,4% no segundo mês do ano. Esta é a primeira variação negativa desde junho de 2007.