Opep se diz pronta para tomar decisões apropriadas

Portal Terra

LUANDA - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) está comprometida em restaurar o equilíbrio no mercado de petróleo e está pronta para tomar "decisões apropriadas" em seu encontro de 15 de março em Viena, disse o presidente da entidade em um comunicado na terça-feira.

- A Opep está monitorando de perto o desenvolvimento do mercado e está pronta para tomar decisões apropriadas consideradas necessárias para a saúde geral do mercado- disse José Botelho de Vasconcelos, que também é ministro do Petróleo de Angola.

Os preços caíram de um recorde próximo a 150 dólares o barril em julho passado para um mínimo de 32,40 dólares em dezembro, afetados pelas turbulências econômicas, que cortaram acentuadamente a demanda por petróleo.

Desde a baixa de dezembro, os preços se recuperaram para cerca de 47 dólares o barril, com suporte em parte dos cortes na produção promovidos pela Opep.

A entidade cortou a produção em 4,2 milhões de barris por dia desde setembro, e estima-se que seus países membros tenham promovido de fato 80 por cento desse corte.