IP possui manejo florestal exemplar, diz FAO

SÃO PAULO, 10 de março de 2009 - A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque Florestal São Marcelo da International Paper (IP), localizada ao lado de sua fábrica, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, foi qualificada como um caso exemplar pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em virtude das práticas de sustentabilidade consideradas em seu plano de manejo florestal.

"Essa qualificação, além de refletir o efetivo compromisso da empresa com a sustentabilidade, nos indica que estamos no caminho correto quanto a nossa estratégia de manejo florestal sustentável", afirmou Robson Laprovitera, gerente Florestal da IP.

A RPPN Parque Florestal São Marcelo foi a primeira unidade de conservação no Estado de São Paulo a adotar o reflorestamento com alta diversidade de espécies nativas, segundo os critérios da Resolução Estadual SMA-047, lançada em 2003. Desde então, pesquisas ambientais em biodiversidade são desenvolvidas no local, unindo aspectos de ecologia florestal e de interação entre plantas e animais, visando avaliar a sustentabilidade do ecossistema florestal a longo prazo. Além disso, a empresa explica que foram estabelecidas parcerias com universidades e instituições de pesquisa, em especial com o Instituto de Botânica do Estado de São Paulo.

O caso da RPPN da IP será incluído em um livro a ser publicado pela FAO, que irá contemplar demais casos de manejo florestal sustentável na América Latina e no Caribe.

(Redação - InvestNews)