Expectativa sobre alta nos estoques penaliza barril

SÃO PAULO, 10 de março de 2009 - Os preços do petróleo encerraram o dia em queda, devido às especulações de que o relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) mostrará que as reservas da commodity aumentaram na última semana e a demanda recuou.

O preço do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em abril, encerrou com queda de 2,9%, cotado a US$ 45,71 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX, sigla em inglês).

Já o barril do tipo Brent, com vencimento em abril, encerrou com desvalorização de 0,9%, negociado a US$ 43,72 no ICE Exchange de Londres.

A expectativa de mercado aponta que os estoques de petróleo registraram alta de 500 mil barris na última semana. Além disso, o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) afirmou hoje que a demanda mundial pela matéria-prima deverá ficar na média de 84,27 milhões de barris por dia em 2009, abaixo da média apresentada no ano anterior.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) já diminuiu a produção da commodity três vezes desde setembro de 2008, com o intuito de combater o declínio dos preços e prevenir um excesso de oferta no mercado mundial. No próximo dia 15, o cartel fará nova reunião.

(Redação - InvestNews)