Bovespa abre em alta após divulgação do PIB brasileiro

Portal Terra

SÃO PAULO - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu os negócios em alta nesta terça-feira, após a divulgação do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do País, que acumulou alta de 5,1% em 2008. Às 10h13 (de Brasília), o Ibovespa registrava valorização de 1,95%, aos 37.458 pontos.

Na véspera, depois de forte oscilação durante o dia, o índice encerrou a sessão em queda de 0,98%, ajudado pela leve valorização das ações preferenciais da Petrobras. Já o índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, atingiu o menor nível desde abril de 1997.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro somou R$ 2,9 trilhões no ano passado. No entanto, refletindo os efeitos da crise financeira, a economia nacional recuou 3,6% menor no último trimestre de 2008 em relação ao terceiro trimestre - a maior queda na comparação trimestral da série iniciada em 1996.

Nesta terça-feira tem início a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que vai definir a próxima taxa básica de juros do País. As expectativas sobre a decisão que sairá na quarta-feira apontam para um corte de 1 ponto percentual, segundo pesquisa da Reuters.