Preços aos produtor na Coreia do Sul crescem 0,6% em fevereiro

SÃO PAULO, 9 de março de 2009 - O Índice de Preços ao Produtor (IPP) da Coreia do Sul registrou um aumento de 0,6% em fevereiro, em comparação ao mês anterior. O resultado representa o primeiro avanço em sete meses no indicador e foi atribuído à desvalorização da moeda sul-coreana (won), segundo informa hoje o Banco da Coreia do Sul (BoK, central).

Em termos anuais, os preços ao produtor cresceram 4,4%, registrando o avanço mais lento desde janeiro de 2008, quando teve alta de 4,2%. Em janeiro, o IPP teve variação negativa de 0,3% quando comparado a dezembro.

Entre os setores, os preços de produtos agrícolas e de pesca caíram 1% em fevereiro, em relação a janeiro, graças ao aumento nos estoques do mercado. Por outro lado, os custos de produtos industrializados tiveram alta de 1,1% devido à desvalorização da divisa sul-coreana e à escassez da oferta por conta da redução na produção.

"Os preços ao produtor cresceram em fevereiro, em relação ao mês anterior, na medida em que o won perdeu seu valor ante a moeda norte-americana, ao mesmo tempo em que a produção de produtos petroquímicos registrou diminuição devido à baixa demanda", afirmou Lee Byung-doo, funcionário do BoK, em declaração à agência de notícias Yonhap.

(Redação - InvestNews)