Jornal espanhol diz que Obama quer mais petróleo de Lula

Portal Terra

MADRI - O jornal espanhol El País revela na edição desta segunda-feira que o Brasil e os Estados Unidos devem fechar um acordo para aumentar a exportação de petróleo e derivados brasileiros para os EUA.

Segundo o diário, o governo de Barack Obama quer pôr fim à sua dependência energética da Venezuela. -Se o pacto comercial se concretizar, a consequência mais direta será o deslocamento da Venezuela do mercado energético americano, onde atualmente consegue colocar entre 40% e 70% de sua produção petrolífera - afirma o El País.

O jornal diz ainda que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem interesse em aumentar a presença brasileira no mercado americano de hidrocarbonetos, mesmo que isso implique em uma colisão frontal com os interesses venezuelanos.

- Tudo dependerá da quantidade de petróleo que a Petrobras consiga bombear nos próximos anos dos poços perfurados nos litorais de Rio e São Paulo, assim como do marco jurídico que Washington e Brasília assinem - afirma o jornal.

O El País garante que o primeiro objetivo do governo Lula com os recém-descobertos campos de pré-sal é abastecer totalmente o mercado interno e deixar de depender das importações. - Uma vez atingida esta meta, a Petrobras entrará na rinha pelos mercados mundiais de hidrocarbonetos e derivados. Por causa da proximidade geográfica e da fluidez do diálogo político que já estabeleceu com o novo presidente, os Estados Unidos se convertem no grande comprador natural do petróleo brasileiro - enfatiza o jornal espanhol.