G10: Economia mundial se aproxima da recuperação

REUTERS

BASILÉIA, SUÍÇA - A economia mundial está se aproximando de um ponto de recuperação, se forem considerados alguns elementos positivos, afirmaram nesta segunda-feira os presidentes dos 10 grandes bancos centrais do mundo (G10).

- Temos um número de elementos sugerindo que estamos nos aproximando do momento em que teremos uma recuperação- disse Jean-Claude Trichet, porta-voz dos bancos centrais do G10, após a reunião bimestral na sede do Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) da Basiléia.

- Eu diria que estamos em um nível em que o positivo não foi necessariamente levado em conta", acrescentou, em referência à queda dos preços do petróleo e outras matérias primas, assim como os pacotes de estímulo adotados pelos governos para enfrentar a crise.

- Existe um compromisso muito forte das autoridades, dos governos, para não deixar as instituições de importância sistêmica naufragarem, o que representa um forte compromisso que não tem sido levado totalmente em conta pelos mercados- segundo Trichet.

- A maioria dos observadores espera um crescimento negativo para os países desenvolvivdos este ano- destacou.

- O crescimento mundial deve ficar próximo de zero em 2009, com uma recuperação em 2010- indicou Trichet, que também é presidente o Banco Central Europeu (BCE).