Como esperado, BoE corta juros para 0,5% ao ano

SÃO PAULO, 5 de março de 2009 - O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu hoje reduzir a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, para 0,5% ao ano. Os dados vieram em linha com as expectativas do mercado.

Além disso, a entidade anunciou um programa de compra de ativos no valor de 75 bilhões de libras esterlinas ou US$ 105 bilhões.

"A atividade mundial continua fraca refletindo a falta de confiança e a persistência com os problemas envolvendo crédito no mercado internacional", destacou a autoridade em comunicado.

De acordo com o Comitê, o montante será financiado pelo Banco Central e poderá levar até três meses para a realização do programa de compra. O banco informou que vai comprar a médio e longo prazo títulos do Tesouro do Reino Unido (Gilt). "O comitê irá monitorar a eficácia deste programa de compra que visa impulsionar a oferta de moeda e de crédito, e no momento oportuno, elevar a taxa de crescimento nominal das despesas", conforme comunicado.

(DC - InvestNews)