Tesouro revela diretrizes de plano para setor hipotecário

SÃO PAULO, 4 de março de 2009 - O Tesouro dos Estados Unidos informou as diretrizes do programa para o setor hipotecário norte-americano anunciado há duas semanas e avaliado em US$ 75 bilhões. O programa auxilia os proprietários de imóveis a realizar o pagamento e refinanciamento de hipotecas, prevenindo assim que as comunidades norte-americanas sofram efeitos negativos da exclusão como aumento de criminalidade e de impostos.

´´Há duas semanas, o presidente estabeleceu um caminho para ajudar nove milhões de famílias na reestruturação ou no refinanciamento de suas hipotecas. Atualmente, estamos fornecendo as informações necessárias para ajudar os mutuários elegíveis", disse Geithner. ´´É imperativo que continuemos a agir com rapidez para tornar os preços de residências mais acessíveis e deter a espiral danosa que prejudica o mercado imobiliário´´.

O Tesouro revelou que o programa terminará em junho de 2010 e auxiliará entre 4 e 5 milhões de famílias que possuem um histórico de pagamentos sólido. Normalmente, esses tomadores de empréstimos não poderiam refinanciar suas casas em virtude da perda de valor dos imóveis em mais de 80%.

O órgão também anunciou que o programa incluirá incentivos adicionais para esforços realizados para extinção de segundas garantias em empréstimos. De acordo com o órgão, a extinção das garantias tornará o pagamento de hipotecas mais acessível, irá promover uma melhoria no desempenho de empréstimos e prevenirá execuções hipotecárias.

(Aline Khouri - InvestNews)