PMI da China sobe pelo terceiro mês consecutivo

SÃO PAULO, 4 de março de 2009 - O Índice de Gerentes de Compra (PMI, sigla em inglês) na China subiu pelo terceiro mês consecutivo passando de 45,3 pontos para 49 pontos, segundo comunicado da Federeção Chinesa de Compras e Logística.

De acordo com a metodologia do índice, leituras abaixo dos 50 pontos apontam contração das compras. Para as autoridades locais, a aproximação do indicador para patamares próximos dos 50 pontos podem ser interpretados como um sinal de que o plano de estímulo econômico do governo chinês começa a mostrar "resultados preliminares". Em novembro do ano passado, o índice chegou a registrar 38 pontos.

Ainda há expectativa de que o premier Wen Jiaobao anuncie um novo plano de estímulo econômico na abertura do Congresso Popular Nacional da China, com início previsto para a próxima quinta-feira (5). No final de 2008, o governo chinês divulgou um pacote de 4 trilhões de iuanes (US$ 585 bilhões) na tentativa de impedir a brusca desaceleração da terceira maior economia do mundo.

(Redação - InvestNews)