Economia da Austrália se contrai 0,5% no último trimestre de 2008

SÃO PAULO, 4 de março de 2009 - A economia da Austrália sofreu uma contração de 0,5% no quarto trimestre de 2008, pela primeira vez em oito anos, de acordo com dados oficiais publicados nesta quarta-feira. O resultado ficou muito abaixo da expectativa do mercado, que apostava em um crescimento de 0,1% no período.

A contração frustra os esforços do governo em Canberra, que adotou dois pacotes de estímulo à economia, totalizando 50 bilhões de dólares australianos (US$ 32,5 bilhões).

Apesar da Austrália ter crescido 0,3% em 2008, os economistas consideram que o resultado indica que o país poderá entrar tecnicamente em recessão (definida como dois trimestres consecutivos de contração do Produto Interno Bruto).

Após o término da reunião de política monetária, o Reserve Bank of Australia (RBA, central) decidiu ontem manter a taxa básica de juros inalterada em 3,25% ao ano. Para justificar a manutenção, o RBA havia apontado indicadores econômicos positivos como sinalização de que as medidas anticrise vinham surtindo efeito positivo sobre a economia australiana.

(Redação - InvestNews)