Na análise semanal o custo da cesta de compras diminuiu 0,81%. No ano, há uma redução acumulada de 0,56% e em relação aos últimos 12 meses, a alta é de 13,20%.
Dos 39 itens que compõem a cesta, a maçã foi o produto que apurou a maior variação negativa (19,09%) em fevereiro. Em seguida estão o tomate (12,10%), o frango (10,95%) e a linguiça (10,06%). Em contrapartida, o preço do papel higiênico registrou o maior aumento no período (8,22%), seguido por batata (7,87%), açúcar (6,82% ) e cenoura (6,43%).
De acordo com a entidade, o impacto da retração nos gastos foi sentido tanto pelas famílias com rendimento até 8 salários mínimos quanto por aquelas que recebem acima dessa faixa, que contabilizaram gastos 1,65% e 2,18% menores, respectivamente.
A pesquisa Cesta de Compras reflete as variações de 6.440 preços, coletados em 200 locais, referentes a 39 itens (32 de alimentação, 4 de higiene e 3 de limpeza), de maior peso no orçamento, consumidos por famílias de dez diferentes faixas de renda.
(VS - InvestNews)