Bovespa segue otimismo global e abre em forte alta

REUTERS

SÃO PAULO - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu os negócios em alta nesta quarta-feira, com a melhora do humor dos mercados globais, após um início de semana pessimista. Às 11h11 (de Brasília), o Ibovespa registrava valorização de 3,5%, aos 37.743 pontos.

Os indicadores econômicos americanos devem dar tom aos negócios desta quarta-feira. Estão previstas as divulgações da atividade do setor de serviços e o Livro Bege - relatório elaborado pelos doze escritórios regionais do Federal Reserve (FED, o banco central americano).

Mas o indicador que mais deve repercutir entre investidores é relatório de empregos do setor privado, referente a fevereiro. O setor fechou 697 mil postos de trabalho em janeiro.

No setor corporativo, as montadoras Honda, Nissan e Mazda anunciaram que pensam em pedir ajuda ao governo japonês para enfrentar a queda nas vendas. As três empresas se uniriam à Toyota, maior montadora do mundo, cuja unidade financeira já solicitou dinheiro público.

No continente asiático, o governo chinês deve anunciar nesta quinta-feira um novo plano de estímulo econômico. De acordo com as agências internacionais, o governo pode dobrar seus gastos públicos depois que o crescimento desacelerou e chegou ao seu pior nível dos últimos sete anos.