Fed anuncia novo plano de estímulo ao crédito de US$ 200 bilhões

Agência AFP

WASHINGTON - O Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou nesta terça-feira um plano de incentivos para dar mais crédito aos consumidores norte-americanos. O plano permitirá à instituição emprestar até US$ 200 bilhões aos investidores, comprando títulos ligados a este tipo de crédito.

O programa, que pode chegar a até um trilhão de dólares, pretende superar o bloqueio do crédito comprando papeis ligados a cartas de crédito, empréstimos para automóveis e outros tipos de consumo a crédito.

O chamado Programa a Termo de Empréstimos Respaldado por Ativos (Term Asset-Backed Securities Loan Facility, Talf), tem como objetivo "catalisar" os mercados de crédito que foram "virtualmente fechados desde o agravamento da crise financeira em outubro", destaca um comunicado conjunto do Departamento do Tesouro e do Fed.

- Ao reabrir estes mercados, o Talf ajudará as instituições de crédito para que satisfaçam as necessidades dos consumidores e pequenas empresas, ajudando a estimular a economia em geral- completa o documento.

Em visita do departamento dos Transportes dos EUA, o presidente Barack Obama disse que o primeiro trimestre de 2009 será ruim para a atividade econômica

- O desempenho da economia no último trimestre de 2008 foi o pior em 25 anos e, francamente, o primeiro trimestre deste ano nos oferece poucas promessas de um desempenho melhor- afirmou o presidente durante uma visita ao departamento do Transporte.