ASSINE
search button

Bernanke pede ação incisiva para combater crise

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, defendeu nesta terça-feira ações incisivas para resgatar a economia de uma queda aprofundada, ainda que isso signifique um aumento da dívida pública norte-americana.

- Nós nos daremos melhor agindo agressivamente hoje para resolver nossos problemas econômicos- destacou em comentários preparados para um discurso ao comitê orçamentário do Senado.

- A alternativa poderia ser um episódio prolongado de estagnação econômica, que não apenas contribuiria para uma maior deterioração da situação fiscal, mas também poderia implicar produção, emprego e lucros menores por um longo período- acrescentou.

A recente proposta de Orçamento do presidente Barack Obama prevê uma explosão do déficit orçamentário para 1,8 trilhão de dólares e um aumento para cerca de 60 por cento na relação dívida/PIB, maior nível desde o início dos anos 1950, e frente ao patamar atual de 40 por cento.

- Tudo mais constante, esse é um efeito que todos nós teríamos preferido evitar- afirmou Bernanke.

A necessidade de um aumento da dimensão do pacote de resgate de 700 bilhões de dólares depende das avaliações pelo governo das instituições e do curso da economia, afirmou o chairman do Fed.

Sem a retomada da estabilidade financeira, a economia não conseguirá se recuperar, disse.

- Apesar dos avanços feitos no front financeiro desde o outono passado, mais precisa ser feito- acrescentou.