Governantes da UE fazem reunião preparatória para a cúpula de Londres

Portal Terra

SÃO PAULO - Os chefes de Governo e ministros de Finanças dos países europeus do G7 (Alemanha, França, Itália, Espanha, República Tcheca, Holanda e Luxemburgo) reúnem-se neste domingo em Berlim para afinar posições por um maior controle dos mercados financeiros.

Entre os objetivos desta reunião preparatória para a cúpula de Londres de abril está um controle mais rígido das agências de classificação de riscos e uma maior regulação dos fundos de alto risco (hedge funds).

Fontes do Governo assinalaram que a Alemanha procurará convencer seus parceiros a assinar uma declaração de princípios sobre a sustentabilidade econômica para preparar o que acredita ser o caminho de volta a uma política de consolidação orçamentária quando se superar a atual crise financeira.

A chanceler alemã, Angela Merkel, anfitriã da reunião, deseja firmar ainda um compromisso de rejeição a qualquer tentativa de combater a crise com medidas protecionistas, um ponto no qual há posições divergentes entre Paris e Berlim.

Na véspera da crise, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, defendeu as medidas de seu Governo para proteger a indústria automobilística do país, que, entre outros pontos, contempla ajudas econômicas às empresas que garantam os postos de trabalhos nacionais.

A reunião começará por volta das 11h locais (7h, horário de Brasília), com uma sessão plenária, da qual participarão também os ministros de Finanças, e que terminará, após dois almoços separados, com uma entrevista coletiva de todos os chefes de Governo, prevista para as 14h45 (10h, horário de Brasília).