Alimentos e Habitação puxam alta no IPC-Fipe

SÃO PAULO, 10 de fevereiro de 2009 - Os preços para o consumidor paulistano cresceram no início de fevereiro. É o que mostra a primeira prévia deste mês do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/USP).

Os custos aceleraram 0,03 ponto percentual, com o ritmo da inflação passando de 0,46% para 0,49%. É a taxa mais alta desde novembro do ano passado. O resultado confirma a trajetória de aceleração que o indicador vem sofrendo desde o início do ano.

O destaque ficou para o grupo Alimentação, que teve inflação de 0,83% ante 0,68% observados na medição anterior. O avanço nos preços da classe de despesas representa a maior alta desde julho de 2008.

Também contribuiu para o resultado a aceleração dos custos com Habitação, que subiram 0,30%, 0,09 ponto percentual a mais que na última apuração de janeiro. Foi a maior alta do grupo habitação desde novembro passado.

Cuidar da saúde também ficou mais caro em São Paulo. Os gastos nesta área subiram 0,49%, ante 0,42% registrados no final de janeiro, alcançando seu maior aumento em mais de dois meses. Já os gastos com Educação e Despesas Pessoais desaceleraram. No primeiro caso, o índice mostrou aumento de 4,77%, contra 5,95% observados no mês anterior. No segundo, os preços subiram 0,56%, ante taxa de 0,59% vista semana passada.

Na contramão desse movimento, ficou mais barato se locomover e se vestir. As despesas relativas a Transportes caíram 0,23% após a queda de 0,30% na medição anterior. Os gastos com Vestuário também voltaram a apresentar deflação: os preços neste segmento recuaram 0,81%, aprofundando a variação negativa iniciada na segunda quinzena de janeiro.

O IPC mede a variação dos preços de produtos e serviços usualmente consumidos no município de São Paulo por famílias com renda mensal até 20 salários mínimos.

(Renato Sanchez - InvestNews)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais