Mesmo com a perspectiva de que a taxa básica de juros (Selic) terminará 2009 na casa dos 10,75% ao ano, os analistas consultados pelo Banco central (BC) acreditam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve alcançar 4,73% em dezembro, taxa superior a projetada uma semana antes (4,6%). A constatação faz parte do Boletim Focus elaborado em 6 de fevereiro pelo BC. No entanto, analistas explicam que a elevação ocorre após a divulgação de indicadores de inflação relativos ao mês de janeiro acima das previsões do mercado.
O analista econômico da Mercatto Investimentos, Gabriel Goulart, chama a atenção para os dados da Anfavea que surpreenderam positivamente, pois, revelam que a atividade está ruim, no entanto, não está tão dramática em relação aos últimos números de produção que foram divulgados. Pare ele, a curva de juros se ajustou para cima estimulada por esses dados que acabam enfraquecendo um pouco as apostas de cortes mais ousados na Selic, fixada em 12,75% ao ano.
A Anfavea informou hoje que a produção de veículos no Brasil saltou 92,7% em janeiro face dezembro, mas caiu 27,1% contra igual mês do ano anterior, para 186,1 mil unidades. As vendas subiram 1,5% em janeiro, em relação ao mês anterior, totalizando 197,5 mil unidades vendidas. Entretanto, em relação a janeiro de 2008, houve um declínio de 8,1%.
Diante desse cenário, Goular acredita que Comitê de Política Monetária (Copom) pode reduzir os juros entre 0,75 e 1 ponto na próxima reunião agendada para 10 e 11 de março.
(Maria de Lourdes Chagas - InvestNews)