Indicadores norte-americanos, embora bastante fracos, apontaram uma melhora da atividade econômica em janeiro, contribuindo para o bom humor visto em grande parte do dia. O fechamento de postos de trabalho no setor privado desacelerou de 654 mil vagas em dezembro, para 522 mil postos de trabalho no mês passado. A mesma tendência foi vista no setor de serviços, cujo indicador passou de 40,1 pontos em dezembro, para 42,9 pontos de janeiro deste ano.
Mas, as incertezas que ainda pairam sobre o setor bancário norte-americano trouxeram uma dose de cautela por parte dos investidores estrangeiros. No fechamento da bolsa brasileira, os índice de Wall Street recuavam cerca de 1%.
Por aqui, a forte valorização dos papéis da Vale e Petrobras levaram a bolsa brasileira a se descolar do movimento externo. As ações da mineradora brasileira acabaram repercutindo o balanço da BHP Billiton, maior mineradora do mundo, que registrou lucro líquido 2,2% maior na primeira metade do ano fiscal se comparado a igual período do ano anterior, para US$ 6,3 bilhões. "A própria BHP Billiton afirmou que os estoques chineses de minério de ferro estão reduzidos, notícia positiva para as mineradoras", afirma Guilherme Mazzilii, gestor de renda variável do Daycoval Asset Management. Dos cinco papéis do Ibovespa que apresentaram as maiores altas estiveram Bradespar, Gerdau Metais, Vale do Rio Doce, Usiminas e Gerdau - com valorizações entre 7% e 4%.
"Mesmo assim, acho perigoso um descolamento da bolsa brasileira baseada em papéis ligados às commodities, já que o movimento não é totalmente sustentável", completa Mazzilli. Na opinião do executivo, o mercado doméstico vai continuar sendo guiado pelas bolsas norte-americanas, porém com alguns movimentos pontuais de papéis brasileiros, já que a temporada de resultados pode trazer, tanto surpresas agradáveis, quanto negativas.
No sentido oposto, as ações ordinárias da Rossi Residencial despencaram mais de 16%. Os papéis da construtora e incorporadora estiveram entre as ações que mais se valorizaram em janeiro: 18,78%.
(Vanessa Correia - InvestNews)