ASSINE
search button

Barril WTI opera cotado a US$ 41,05 em Nova York

Compartilhar
SÃO PAULO, 4 de fevereiro de 2009 - O preço do barril de petróleo do tipo WTI, com vencimento em março, operava há instantes com alta de 0,66%, cotado a US$ 41,05 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (NYMEX, sigla em inglês).

O avanço nos preços da commodity é incentivado por especulações de que a redução de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em janeiro diminuirá os estoques mundiais da commodity e vai amparar os preços.

O mercado acredita que a produção média da Opep foi de 28,57 milhões de barris diários em janeiro, o que corresponde a uma queda de 3,5% quando comparado a dezembro. Além disso, as expectativas apontam para que a redução da produção continue em alguns países, como Emirados Árabes Unidos e Catar.

Com a produção reduzida, o mercado espera que o equilíbrio entre oferta e procura se restabeleça, o que levará a matéria-prima valorizar-se novamente.

Nesta quarta-feira, o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) divulga o relatório semanal dos estoques de petróleo e derivados. Na semana passada, os estoques de petróleo nos EUA apresentaram aumento de 6,2 milhões de barris, para 338 milhões de barris.

(Marcel Salim - InvestNews)