Briga por Ptax conduz dólar e moeda sobe

SÃO PAULO, 30 de janeiro de 2009 - Os investidores dão continuidade à disputa pela formação da Ptax (média oficial do dólar) nesta sexta-feira, o que deve se traduzir em mais um dia volátil no câmbio. Tanto que o dólar comercial abriu o pregão em alta de 0,39%, mas há pouco já subia 0,87%, vendido a R$ 2,316. Na BM&FBovespa, os investidores estrangeiros ainda mantêm mais de US$ 10 bilhões em posições compradas - que lucram com a alta do dólar.

O primeiro mês do ano chega ao fim com a perspectiva de que os efeitos da crise financeira na economia real mundo afora estão longe de um fim e os números do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano devem ilustrar este cenário. É esperado que no quarto trimestre, a economia dos Estados Unidos tenha se contraído entre 5% e 5,5%. A agenda norte-americana também reserva o índice de atividade na região de Chicago e a leitura final do índice de confiança do consumidor em janeiro, medido pela Universidade de Michigan.

Fora dos EUA, a situação também é difícil. Na zona do euro, a taxa de desemprego subiu para 8% em dezembro, enquanto que no Japão, a produção industrial recuou 9,6% e a taxa de desemprego subiu 4,4%, maior em 40 anos.

(Simone e Silva Bernardino - InvestNews)