REUTERS
LONDRES - O Fundo Monetário Internacional (FMI) fará cortes drásticos em suas estimativas de crescimento este mês e a economia global não deve voltar a ter expansão forte em pelo menos dois ou três anos, afirmou nesta quarta-feira o diretor-gerente do Fundo, Dominique Strauss-Kahn.
- As coisas não estão melhorando- afirmou Strauss-Kahn em entrevista ao programa "Hard Talk" da rede britânica de televisão BBC.
A última estimativa do FMI "não foi boa" e a próxima projeção, que deve ser divulgada em poucos dias, será "ainda pior", afirmou Strauss-Kahn.
Ao ser perguntado sobre as estimativas do FMI para o mundo, Estados Unidos e economias europeias, Strauss-Kahn disse que não sabia exatamente em quanto estas projeções serão reduzidas.
- Eu temo que pelo menos em meio ponto ou um ponto percentual- acrescentou.
Nas previsões divulgadas em novembro, o FMI estimou um crescimento global de 2,2 por cento em 2009 enquanto os Estados Unidos deveriam encolher 0,7 por cento e a zona do euro sofreria uma queda de 0,5 por cento.