Inflação da Nova Zelândia recua para 3,4% no 4º trimestre de 2008

SÃO PAULO, 20 de janeiro de 2009 - A taxa anual de inflação da Nova Zelândia caiu para 3,4% no quarto trimestre de 2008, principalmente devido à queda nos preços da gasolina e diesel, segundo informa hoje a agência oficial de estatísticas neozelandesa.

O preço da gasolina durante o último trimestre de 2008 caiu 22,4%, enquanto os custos do diesel ficaram em 26,9%, propiciando um recuo de 7,6% nos preços de transporte.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) mostrou que a inflação nos últimos três meses do ano foi 0,5% mais baixa que no trimestre anterior.

Entre outubro e dezembro de 2008, os preços dos alimentos subiram 1,5%, com destaque para a alta nos custos da carne, aves e pescado. Já os preços das residências aumentaram 0,6%, impulsionados principalmente pelos altos custos da eletricidade.

Os analistas afirmam não ter certeza se a autoridade monetária local promoverá um corte significativo na taxa básica de juros na próxima semana, já que os últimos dados do IPC confirmaram uma forte queda da inflação.

(Redação - InvestNews)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais