REUTERS
REUTERS - Os principais bancos alemães registraram baixas contábeis até agora de apenas cerca de um quarto dos 300 bilhões de euros (cerca de 398 bilhões de dólares) de ativos tóxicos norte-americanos em sua contabilidade, noticiou a revista Der Spiegel, citando uma pesquisa com 20 grandes concessores de empréstimo.
Isso significa que os bancos vão enfrentar mais grandes perdas à medida que eles fizerem as baixas contábeis dos ativos norte-americanos lastreados em hipotecas e empréstimos a estudantes, informou a revista no sábado, mencionando um estudo preparado para o governo pelo Bundesbank, o BC alemão, e pelo órgão regulador de mercados.
O Ministério das Finanças em Berlim assume que o setor bancários alemão como um todo está carregando cerca de 1 trilhão de euros em ativos de risco em seus balanços, informou a revista.
Um porta-voz disse que o ministério acredita que os bancos ainda tem "montantes significativos" de ativos de risco mas se negou a confirmar os dados da matéria da revista.
O órgão regulador não fez comentários sobre a reportagem, enquanto autoridades do BC não estavam imediatamente disponíveis para comentar.
O governo já lançou um programa de resgate de 480 bilhões de euros para fornecer novo capital ou garantias de empréstimos ao setor financeiro, mas apelos têm sido feitos para a criação de um "banco ruim", que compraria ativos podres dos bancos.
O governo resiste a essa idéia.