Thaila Frade, Jornal do Brasil
RIO - Encerrada nesta sexta-feira, a 13ª edição do Fashion Business, evento paralelo à semana de moda carioca, registrou crescimento de 1,6% de volume de negócios fechados. Realizador do evento ao lado do Senai Moda, o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, fez questão de lembrar o momento mundial em que a feira foi realizada.
Este é o primeiro evento do calendário internacional de moda, num momento de muitas especulações internacionais em relação à economia global. O Fashion Business provou que apesar dos ventos não tão favoráveis, a moda respondeu com crescimento, tanto para compradores internacionais quanto nacionais destacou.
A edição de outono-inverno 2009 totalizou R$ 376 milhões em vendas para as lojas multimarcas do país. O resultado representa um aumento de 1,6% em relação à edição de janeiro de 2008. Já as exportações fechadas por 93 compradores, de 22 países, atingiram US$ 15,8 milhões, um aumento de 2%.
O bom resultado confirma a pesquisa realizada pelo Sistema Firjan, que constatou que, após o anúncio da crise econômica mundial, o estado do Rio de Janeiro apresentou o melhor resultado no quarto trimestre dos últimos anos nas exportações de moda. O Rio apresentou crescimento de mais de 20% em relação ao mesmo período de 2007.
O bom resultado fluminense é creditado em parte aos Pólos de Moda, coordenados pelo Sebrae. Um dos destaques, o Pólo de Petrópolis registrou aumento de 33% nas vendas em relação à edição outono-inverno passada.
Os pólos do Sul Fluminense, Niterói e São Gonçalo também se destacaram. Houve casos de aumento de até 50% nos pedidos, como a Porus, de São Gonçalo, que movimentou aproximadamente R$ 200 mil reais, ultrapassando as expectativas dos expositores.
De acordo com o diretor do Sebrae Rio, Cezar Vasquez, mesmo com a crise, houve crescimento das vendas.
Ao todo, 63% dos empresários disseram que ainda não foi afetado pela crise. E uma pequena parcela foi afetada positivamente: vendeu mais no mercado interno por conta da desvalorização do real afirmou Vasquez.
Diversas marcas nacionais comemoraram aumento das vendas. A paulista Chemiserie, na sua quarta participação no Fashion Business, conseguiu atingir a meta de crescer 20%.
Abrimos 10 novas frentes e recuperamos antigos clientes destaca o gerente de vendas Edson Stefani.