SÃO PAULO, 16 de janeiro de 2009 - As consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que refletem o desempenho das vendas a prazo no varejo, recuaram 2,7% na primeira quinzena de janeiro, ante igual período do ano passado, informou hoje a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Já as consultas ao SCPC Cheque, que sinalizam as vendas a vista, caíram 6,2%, na mesma base de comparação. De acordo com a ACSP, "deve-se considerar que o ano de 2009 começou de fato a partir do dia 5 passado, enquanto em 2008 ele iniciou dia 2 de janeiro, uma quarta-feira."
Os registros recebidos (carnês que entraram para o cadastro de inadimplentes) cresceram 12,8% no período, enquanto os cancelamentos (carnês que saíram do sistema) tiveram queda de 3,9%, "prejudicados pelas restrições de crédito que dificultam a renegociação das dívidas", avaliou a ACSP.
A associação destacou que no acumulado de 2008 os registros recebidos tiveram elevação de 13,6% - em linha com o dado da quinzena de janeiro - já os cancelamentos haviam crescido 9,2%, "destoando totalmente dos dados do início de 2009."
(Redação - InvestNews)