Uso de cheques pré-datados subiu 8,18% em dezembro

Portal Terra

SÃO PAULO - O número de cheques pré-datados no Brasil subiu 8,18% em dezembro de 2008, comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela empresa de concessão de crédito no varejo, TeleCheque.

No entanto, em relação a novembro de 2008, houve uma queda de 0,53% no uso dessa forma de pagamento. Um dos motivos para esse declínio, seria a preocupação do varejista com a concessão de crédito, que reduziram prazos e planos de parcelamentos temendo inadimplência, de acordo com o vice-presidente da TeleCheque, José Antonio Praxedes Neto.

Pernambuco foi o Estado brasileiro com a maior proporção do uso do cheque para pagamentos pré-datados em dezembro de 2008, 92,11% das pessoas preferiram esta opção a pagar à vista. Esse número foi 0,25% maior comparado ao mês anterior e 6,40% mais alto em relação a dezembro de 2007.

Em seguida ficaram Maranhão e Amazonas, onde 90,99% e 87,61% dos consumidores escolheram o uso do cheque pré-datado sobre o pagamento à vista, respectivamente.